sexta-feira, 10 de julho de 2009

Urbanistas Arquitetos

(Croqui para o Memorial da América Latina, em São Paulo - Niemeyer)

Urbanismo e Arquitetura certamente não resumem em desenhos, os profissionais usam esta como ferramenta principal para poder representar o que pensam. A prova maior disto é que diversos arquitetos dominam distintos campos do conhecimento (sejam eles musica, poesia, dança, ciência...) e aproveitam de tal domínio para transformar estas áreas em Architecture.
Analisar e estudar o comportamento humano, usar de forma racional a incidência solar, permitir maior conforto aos usuários de uma edificação e aproveitar ou negar a vegetação natural, foram e são algumas das habilidades de grandes arquitetos. Porém não são apenas tais funções que os profissionais atuaram.
Fazer com que construções tornem pontos de referências emblemáticos e permitir que edificações não sejam efêmeras, parece ser o dom dos Urbanistas Arquitetos e a preocupação com a sociedade sempre está presente nas obras . Polemica e criticas fazem parte do cotidiano de tais profissionais, pois querer mostrar a contemporaneidade é tão importante quanto à historicidade é um dos papeis fundamentais dos "Urbanistas".


Um comentário:

amanda disse...

Sim, urbanistas fazem toda diferença no mundo da arquitetura. Para falar a verdade, não consigo separar uma coisa da outra. A arquitetura é o estudo e desenvolvimento do espaço, seja este qual for. O urbanismo muito me atrai, principalmente quando se trata de desenvolver os pontos de referência. Acho que o mais interessante na profissão do arquiteto são essas facetas que dominamos, aonde trabalhamos em diversas àreas, com diversos tipos de pessoas e culturas, o que nos obrigada a saber sempre um pouco de tudo.
A arquitetura é linda! :D